FAQ

Encontre através da nossa FAQ soluções para suas dúvidas mais frequentes.

Preciso fazer alguma liberação no Firewall e/ou Proxy??

Se você utiliza firewall ou proxy você deve realizar a liberação da nossa lista de IPs para comunicação HTTP na porta 80, HTTPS na porta 443, FTP nas portas 20 e 21 e SFTP nas portas 22 e 2442.
Lista de IPS:
200.203.125.24
200.203.125.25
200.203.125.26
200.203.125.27
200.203.125.28
200.203.125.29

Quando é necessária a configuração da palavra-chave?

Apenas quando a ação de envio de SMS iniciar pelo destinatário final e não se usar um LA exclusivo. Nesse caso, para associar à conta, é necessária a palavra-chave. Para o caso de uma resposta a um SMS inicialmente enviado pela plataforma Zenvia, não é preciso ter palavra-chave.

Como recebo as respostas das mensagens enviadas em minha aplicação?

Por meio do uso da URL MO de callback, que é uma URL que deve ser configurada no servidor do cliente e estar apta a receber as respostas da plataforma Zenvia. Assim, em tempo real, a Zenvia envia a resposta diretamente ao cliente, evitando consultas ao gateway para saber se a resposta já está disponível. Uma vez configurada a URL, você deve enviá-la à Zenvia para associação à sua conta.

Qual a diferença entre LA Dedicado e LA Compartilhado?

O LA dedicado é um número exclusivo (ex., 29000) para todas as operadoras. Tem um custo significativamente maior em relação ao compartilhado, que é um número usado por vários clientes (ex., 28595) por meio de palavras-chaves que são associadas à conta do cliente.

Vocês desenvolvem a integração para nossa empresa?

A integração é de responsabilidade do cliente, que é quem tem acesso ao código-fonte de seu aplicativo. Porém, além de suporte técnico especializado, oferecemos toda a documentação (manual, tutoriais e exemplos) necessária para que esse processo seja rápido e eficiente.

O que é remetente, Shortcode ou LA?

São números curtos com até 5 dígitos, que identificam o Integrador com a Operadora. Esse número é fixo e pode mudar de acordo com a necessidade do Integrador.

É possível relacionar o MT ao MO?

Infelizmente, não. As operadoras no Brasil restringem esse tipo de ação. Assim, a Zenvia utiliza um método heurístico que associa o MO (Mensagem respondida) recebido ao último MT (Mensagem enviada) enviado por até 24 horas. Se várias respostas chegarem após o envio de mais de um MT e não houver diferenciação de contexto, elas serão associadas ao último MT enviado.