Integração HTML – Envio de SMS na API Legada 1.0

Objetivo
O objetivo do tutorial de integração é guiar os desenvolvedores que desejam integrar suas aplicações ao gateway de SMS da Zenvia, automatizando assim seus envios de SMS conforme sua necessidade.Mostraremos em simples passos como fazer seus sites em HTML enviarem SMS por meio da API de integração que disponibilizamos para facilitar os envios.

 

Pré-requisitos
Para executar a biblioteca, basta abrir os arquivos com qualquer navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, entre outros em quaisquer versões). A Zenvia recomenda o uso de navegadores mais atuais, tais como Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 3 ou superior, Google Chrome 8 ou superior.

 

Entendendo a biblioteca HTML
A biblioteca HTML é composta de arquivos no formato HTML que fazem o acesso direto aos serviços de SMS que a Zenvia disponibiliza, facilitando o uso pelos clientes. Cada arquivo HTML contém um acesso específico a um serviço, que pode ser utilizado diretamente do seu site ou de seu computador para enviar SMS ou fazer consultas a status de envio. Pode-se também copiar seu código fonte e incluir dentro de uma página HTML que já exista.

 

Configurando o envio

 

Primeiro passo

Faça o download da biblioteca de integração HTML descompacte o conteúdo do arquivo dentro da pasta onde se encontrão os arquivos do seu site ou em qualquer diretório de seu computador.

 

Segundo passo

Para fazer o envio de SMS e/ou consultas ao gateway de SMS, serão necessárias algumas configurações na tag FORM do arquivo, tais como:

METHOD “POST”
CHARSET “ISO-8859-1″
ACTION “https://api-http.zenvia.com/GatewayIntegration/msgSms.do”
ENCTYPE “application/x-www-form-urlencoded”
ou em caso de envios de Mensagem de texto por arquivo:
ENCTYPE Account

 

Exemplo:

<form method="post" enctype="application/x-www-form-urlencoded"  charset="ISO-8859-1" action="https://api-http.zenvia.com/GatewayIntegration/msgSms.do">

Obs.: As tags FORMs devem estar entre as tags BODY do código.

Exemplo:

<body...>
	<form...>
	</form>
</body>

 

Terceiro passo

Para qualquer operação do gateway de SMS, é preciso identificar-se com sua conta e código de acesso.

Trabalharemos com dois campos de texto obrigatórios, que terão os nomes de account e code e que conterão os valores da conta e do código de acesso. Tais dados são cedidos pela Zenvia juntamente com a negociação do contrato firmado com a empresa.

Exemplo:

<input type="text" name="account" /> 
<input type="text" name="code" />

 

Enviando Múltiplos SMS

 

Primeiro passo

Todos os campos a seguir deverão estar entre as tags FORM.Um campo obrigatório, que também é comum a todos os serviços que acessaremos com HTML, é o campo dispatch. Esse campo define o que a nossa página estará acessando no gateway de SMS da Zenvia. Esse campo deverá estar escondido, ou seja, deve ser do tipo hidden, para que não seja alterado, e deve ser chamado de dispatch. Para o envio múltiplo de SMS, o valor atribuído a esse campo deve ser sendMultiple.

Exemplo:

<input type="hidden" name=" dispatch " />

 

Segundo passo

Para que possamos escolher o tipo de layout de mensagem que enviaremos, será necessária a inclusão de um campo de seleção com as opções de acordo com os tipos de layouts aceitos pelo gateway de SMS.Esse campo deve conter obrigatoriamente as opções A, B, C, D e E e o nome do campo deverá ser type.

Exemplo:

<select name="type"> 
  <option value="A">A - destino;mensagem</option> 
  <option value="B">B - destino;mensagem;origem</option>
  <option value="C">C - destino;mensagem;id</option>
  <option value="D">D - destino;mensagem;id;origem</option>
  <option value="E">E - destino;mensagem;id;origem;data de agendamento</option>
</select>

 

Terceiro passo

Agora incluiremos o campo de texto que receberá o conteúdo da mensagem, número de telefone, entre outras informações, conforme a escolha do tipo de layout de mensagem.
Basta incluir um campo do tipo textarea, com o nome list, e logo abaixo um botão para enviar as informações do formulário, do tipo submit.

Exemplo:

<textarea name="list"></textarea> 
<input type="submit" />

 

Enviando Múltiplos SMS a partir de um arquivo CSV

 

Primeiro passo

O envio de múltiplos SMS a partir de um arquivo CSV é muito semelhante ao envio de mensagens múltiplas a partir de uma string. A diferença básica é que, em vez de uma string, passaremos por parâmetro o caminho do arquivo. Para isso, precisamos de um campo do tipo file, em vez de um campo textarea.

Exemplo:

<input type="file" name="file" />

 

Segundo passo

Devemos agora trocar o valor parâmetro enctype da tag form, de “application/x-www-form-urlencoded” para “multipart/form-data”.

Exemplo:

<form method="post" enctype="multipart/form-data" charset="ISO-8859-1" action="https://api-http.zenvia.com/GatewayIntegration/msgSms.do">

 

Glossário

Item Propriedade Descrição
1 String Conjunto de caracteres.
2 Tipos de layout Tipo A: to;message
Tipo B: to;message;from
Tipo C: to;message;id
Tipo D: to;message;id;from
Tipo E: to;message;from;id;schedule

Leia o tutorial também nas versões .Docx e PDF.
icon-word   icon-pdf

Erfolgreiche installation des https://ueberwachung-apps.com handy überwachung app kostenlos wlan-profilsdie halbautomatische konfiguration ist nun abgeschlossen und das vorgefertigte wlan-profil erfolgreich installiert.