Primeiros passos

api-zenvia1

 

Nossa API possui todas as funções necessárias para que você:

  • Envie SMS a partir de seu sistema
  • Receba SMS de seus contatos diretamente em seu sistema
  • Gerencie, controle e analise a comunicação realizada por SMS

 

Exemplo de um cenário de integração

exemplo-cenario-integracao1

Em seu sistema de agenda, você marca um compromisso com seu cliente e configura o campo “Lembrete por SMS”.

Um dia antes do compromisso, seu sistema identifica o cliente e envia a ele um SMS por meio da integração com a Zenvia.

Seu cliente responde por SMS “Sim, estarei presente”, essa resposta é enviada pela Zenvia ao seu sistema e você pode visualizar toda a conversa com aquele cliente.

Funcionalidades para diferentes necessidades

  1. Envio de SMS Seu sistema pode enviar SMS individualmente (um a um) ou em lotes (vários SMS em uma única chamada). Se desejar, pode também cancelar um envio agendado.
  2. Recebimento de SMS Nossa plataforma pode receber SMS de seus contatos. Após o recebimento, você pode consultar a lista de SMS recebidos ou então podemos encaminhar cada mensagem automaticamente para o seu sistema.
  3. Status de SMS Para cada SMS enviado, é possível consultar o status de entrega, ou então receber automaticamente no sistema uma chamada com a identificação do SMS e seu status de envio.
  4. Recebimento de informações A Zenvia pode enviar ao seu sistema informações de status e também SMS recebidos de seus contatos. Para isso, utilizamos chamadas HTTP GET a uma URL de sua escolha.

 

O que é preciso na prática?

Implementar os módulos para integração é muito simples, e ainda fornecemos uma documentação detalhada e tutoriais e bibliotecas completas.
> Como enviar SMS do seu sistema?   > Como receber SMS em seu sistema?

 

Formatos de integração

Existem diversas formas pelas quais você pode integrar seu sistema à plataforma da Zenvia:

Formato Descrição
HTTP A forma mais simples e completa para integrar os sistemas. Você configura chamadas HTTP(S) a uma URL da Zenvia e envia os parâmetros por GET ou POST.
WebServices Ideal para quem quer enviar SMS utilizando requisições SOAP/XML, padrões universais de integração.
Email Ideal para quem está acostumado com a simplicidade do email: seu sistema envia um email para um endereço da Zenvia e este email é convertido para um ou mais SMS.
FTP Para quem está acostumado a trabalhar com o intercâmbio de arquivos entre sistemas. Basta carregar um arquivo em uma pasta de FTP e o resto é conosco!
SMPP É ideal para quem já esta acostumado a utilizar este protocolo e precisa enviar diariamente grandes volumes de SMS de forma contínua.